domingo, 12 de janeiro de 2014

Psicodrama - Moreno II

Psicodrama – Moreno II
Psicologia e Astrologia: Psicodrama – Moreno II




Psicodrama – Moreno

Carta Natal de Jacob Levy Moreno

Nascimento: 18/05/1889 às 4 h 00 pm – Bucareste – Romênia.

Graus do Zodíaco:

Sol:  27º 46’ de Touro (135 Credulidade)
Lua:  14º 17’ de Capricórnio (65 Decência)
Mercúrio: 19º 17’ de Gêmeos (86 Proeminência)
Vênus: 2º 57’ de Touro (13 Experiência)
Marte: 6º 5’ de Gêmeos (25 Confiança)
Júpiter: 7º 24’ de Capricórnio (26 Congênere)
Saturno: 14º 26’ de Leão (66 Atualidade)
Urano: 18º 27’ de Libra (90 Sentimento)
Netuno: 1º 50’ de Gêmeos (3 Liberdade)
Plutão: 5º 15’ de Gêmeos (25 Confiança)
Nodo Norte: 14º 34’ de Câncer (71 Estabilidade)
Nodo Sul: 14º 34’ de Capricórnio (65 Decência)
ASC: 20º 11’de Libra (107 Paz)
Casa II:  17º 17’ de Escorpião (80 Resignação)
Casa III: 19º 12’ de Sagitário (92 Arbítrio)
Casa IV: 24º 32’ de Capricórnio (109 Esperança)
Casa V: 28º 19’ de Aquário (138 Indulgência)
Casa VI: 26º 59’ de Peixes (128 Condescendência)
Casa VII: 20º 11’de Áries (101 Suficiência)
Casa VIII: 17º 17’ de Touro (74 Profundez)
Casa IX: 19º 12’ de Gêmeos (86 Proeminência)
Casa X: 24º 32’ de Câncer (115 Modelo)
Casa XI: 28º 19’ de Leão (144 Revelação)
Casa XII: 26º 59’ de Virgem (122 Iminente)
Nodo Norte: 14º 34’ de Câncer (71 Estabilidade)
Nodo Sul: 14º 34’ de Capricórnio (65 Decência)




Para um direcionamento – passo a passo – pelo quanto melhor se distingue este tema (até mesmo em benefício de iniciantes em astrologia), seria preciso ampliar esta interpretação com alguns dados bibliográficos de Moreno:

O Ascendente

O Ascendente em Libra, o equilíbrio (indicador também da indecisão), se classifica sob o número 107 (a Paz), cujo tipo de casa terrestre se refere ao comportamento do indivíduo em razão de suas atitudes (seu modo de agir). A Paz (como fator diretivo: no Asc.) nunca se expressa sob quaisquer condições de ordens estáticas, a qual se define sempre pelo quanto significa sua necessária manutenção (ou nova conquista); determinando por isso inquietude (e alarde) sobre tudo que possa implicar em incômodos pessoais.
Para direcionar melhor essa interpretação, Vênus, regente de Libra (ou Asc.) se encontra em Touro, signo que também rege como ainda, se posiciona na Casa VII (cúspide derivada de Libra), determinando com isso forte influência desse planeta (arte, amor, etc.) no mapa.
Urano no Ascendente (ainda mais em Libra) evidencia mudanças constantes e repentinas – como as de um tipo irrequieto – em termos de opiniões (sob alterações) ou decisões objetivas, quase sempre em função da “simetria” (como uma espécie de mania).

Consta que na sua infância, Moreno fraturou um braço durante uma brincadeira de ordem teatral, ao cair de um “palco” (improvisado), montado com caixotes empilhados sobre a mesa.
Pelo quanto isso importunava – como transtorno – ou para poder entender o motivo, Moreno aos 28 anos se formou em medicina.

O Sol

O Sol em Touro se posiciona no grau da Credulidade (135), condição expressiva que – diretamente – identifica alguns fatos (ou características pessoais) contidos na biografia de Moreno. Por essa determinação astrológica tivera – pelo menos – de se expressar (num aspecto positivo de ordem religiosa) por essa influência de Netuno, cuja complexa conjunção (astral) que ainda envolve Marte e Plutão pela configuração da Casa VIII (setor do inconsciente), a qual se constitui num problema sério de ordens mentais.
No entanto, por se encontrar em Touro, signo (forte pela presença de Vênus), indica um comando resistente sobre os efeitos extremos dessas conjunções expressas justamente na casa VIII (ainda de modo inverso, ou seja, em relação ao signo que qualifica essa cúspide como derivada).

Para identificar essa qualidade do Sol (direcionado sob a crença: 135), Moreno decidiu ingressar no grupo da “Religião do Encontro”, no qual se sobressaia pelos extravagantes costumes adotados, como: no fato de cada membro deixar a barba crescer, ou também por andar nas ruas com trajes simplórios (indicando humildade e pobreza), sob a – expressa – motivação de poder abordar pessoas curiosas (ou interessadas nos propósitos da seita). Nesse seu estágio ele preferia visitar um “parque” (ou jardim) de Viena para estimular crianças sobre o quanto significava a improvisação (durante as brincadeiras).
Ainda de acordo com a influência solar assim considerada, seus primeiros livros denotam profundos ideais fundamentados pela crença (135), muito embora, sob tipos de abordagens diferenciadas, no que tange o real valor da fé nesse sentido.
Pelo quanto implicava sua opinião de ordem religiosa, como se sob a perspectiva de reformular com seu sentido – revolucionário – o poder da Onipotência Divina, que precisava ser experimentado através de sua realidade criativa, central, onipresente e ativa, no quanto assim inspirava cada decisão – pessoal – acertada em todos os momentos da vida.

Por esse motivo, a graça de poder criar, precisava ser aplicada – sempre – pela continuidade desse processo universal, até mesmo, em benefício da condição psicossomática saudável de cada indivíduo; cujo direcionamento proposto, ainda incluía o necessário compartilhar – de tudo – em razão da sociedade, ou melhor, entre algum grupo de qualificada afinidade (sob o quanto significava os valores de ordens recíprocas).

(continua)