segunda-feira, 8 de julho de 2013

Psicologia de Assagioli II



Psicossíntese de Assagioli II
Psicologia e Astrologia: Psicossíntese de Assagioli II



Psicossíntese de Assagioli

Carta Natal de Roberto Assagioli

Roberto Assagioli nasceu em 27/02/1888 às 12 h 00 pm – Veneza – Itália.
Sol:  8º 20’ de Peixes (45 Legalidade)
Lua:  7º 53’ de Virgem (39 Ilusão)
Mercúrio: 18º 13’ de Peixes (89 Virtude)
Vênus: 4º 6’ de Aquário (16 Privilégio)
Marte: 0º 0’ de Escorpião (2 Silêncio)
Júpiter: 5º 29’ de Sagitário (31 Arte)
Saturno: 0º 32’ de Leão (5 Fidelidade)
Urano: 16º 39’ de Libra (73 Triunfo)
Netuno: 27º 23’ de Touro (130 Louvor)
Plutão: 3º 3’ de Gêmeos (20 Segurança)
Nodo Norte: 8º 12’ de Leão (44 Prosperidade)
Nodo Sul: 8º 12’ de Aquário (38 Generalidade)
ASC: 2º 29’de Câncer (15 Sapiência)
Casa II:  20º 54’ de Câncer (98 Inócuo)
Casa III: 10º 25’ de Leão (49 Heroísmo)
Casa IV: 4º 44’ de Virgem (17 Criatividade)
Casa V: 8º 25’ de Libra (46 Popularidade)
Casa VI: 22º 6’ de Escorpião (102 Conciliação)
Casa VII: 2º 29’de Capricórnio (21 Perfeição)
Casa VIII: 20º 54’ de Capricórnio (104 Resistência)
Casa IX: 10º 25’ de Aquário (55 Harmonia)
Casa X: 4º 44’ de Peixes (23 Humildade)
Casa XI: 8º 25’ de Áries (40 Penitência)
Casa XII: 22º 6’ de Touro (108 Discernível)

Embasado no Ascendente de Assagioli determinado em Câncer (no grau da Sapiência 15), conforme a Lua, regente desse signo, situada em Virgem na quarta casa  (classificada pelo fator da Ilusão), já se justifica por isso, seus interesses pelo estudo aprimorado da psicologia, visando também um reconhecimento de seus possíveis desajustes pessoais, tanto como para encontrar as necessárias soluções nesse sentido. Nisso se caracteriza também grandes interesses pelo estudo e pela pesquisa, qualificado assim em razão da paciência,  dedicação e extrema curiosidade; sendo que isso se reforça por causa de Mercúrio se encontrar no grau da Virtude (89). Pelo fato de seu nome completo também se qualificar por esse número (89), embora seja fraco em termos de signos – disposto em Peixes –, ainda se mostra relevante (no Meio do Céu).  
De modo geral, esse nome determinado pela Virtude (89; consoantes: 3 Liberdade; vogais: 86 Proeminência), se define como: a virtude (89) de poder ressaltar (86) a liberdade (3), a qual nesse caso – conforme os próprios conceitos dessa personalidade e sua biografia – parece se direcionar num sentido de ordem espiritual.     
Até mesmo pelo fato de que Mercúrio nesse sentido como regente das casas IV e XII (também consideradas impróprias para seu principal fator), informa – em muito – no quanto significa essa personalidade em termos de suas próprias qualificações mentais. Acontece que, Mercúrio pelo quanto representa exatamente (em astrologia), ou seja, como necessário instrumento intelectual humano (terreno) de modo genérico; o qual neste caso reconhecido por “fraco” nessas funções comuns, amplia dessa maneira seu diferenciado emprego; em cujas indicações nesse sentido se constata na complexa (“complicada”) teoria da psicossíntese, conforme ele próprio procurou sustentar (ou definir):




Esse oval serve para ilustrar o conjunto de ordem humana que se define em 3 partes fundamentais do inconsciente: inferior, médio e superior. Em resumo:
Um subconsciente inferior: impulso, paixões, psique orgânica, sonhos caóticos, automatismos psíquicos, sugestões mórbidas, fobias, delírios, etc.
Um subconsciente médio: fatos e atividades psíquicas semelhantes aos da vigília.
Um superconsciente: criação artística, científica, intuição, consciência espiritual.
Para melhor entendimento dessa figura, as linhas pelas quais se determinam certos limites de cada zona ou campo (especial), não devem significar exatamente tipos de separações “fechadas”; pois entre cada divisão precisa ocorrer também uma contínua troca, ou seja, com necessárias – e sucessivas – entradas e saídas de conteúdos psíquicos, pelo quanto esses fatores se qualificam em razão do conjunto.
Sobre informações mais detalhadas que se encontram por esse diagrama, a ordem numérica serve para orientar nesse sentido.
1. O inconsciente inferior contém: os instintos fundamentais, os impulsos primitivos, os complexos, emoções, sonhos, imaginações de espécies inferiores, atividades psicológicas elementares que dirigem a vitalidade do corpo, processos parapsicológicos inferiores incontroláveis, manifestações patológicas, fobias, obsessões, falsas crenças  e demais compulsões.
2. O inconsciente médio é formado por elementos psicológicos da consciência, ainda a serem despertos; as atividades mentais e imaginativas comuns não desenvolvidas.
3. O inconsciente superior ou superconsciente que constitui as intuições e inspirações superiores quer sejam artísticas, científicas ou filosóficas, impulsos para a ação heróica, genial, humanitária, como fonte dos pensamentos e sentimentos mais elevados de amor fraterno e altruísta.
4. O campo da consciência é a parte da personalidade que determina uma percepção de ordem direta (ciente); sob um fluxo incessante de pensamentos, sentimentos, sensações, imagens, desejos e impulsos no sentido da observação, análise e julgamento (juízo).
5. O eu consciente ou ego. Indica o ponto da autoconsciência pura, bem diferenciada da personalidade consciente; seria o ego como centro de cada personalidade.
6. O eu superior: o eu verdadeiro, o centro permanente acima do eu consciente, do qual nem mesmo o sentido pessoal tem consciência; por estar além do fluxo da corrente mental,, não sendo afetado pelas condições corporais. O eu consciente pessoal significa apenas seu reflexo, como uma projeção no campo da personalidade; ou seja, seria a alma, a qual também se qualifica de “SE”.
7. O inconsciente coletivo: inclui elementos de natureza diferente, estruturas primitivas, arcaicas e atividades superiores dirigidas para o futuro de caráter  superconsciente. A zona mais alta do oval indica o superconsciente. Dele provêm ou nele residem as intuições, as inspirações superiores, as criações geniais, as concepções filosóficas, artísticas, científicas, os estados de iluminação e contemplação, êxtase; as energias superiores do espírito, determinantes das faculdades e poderes supernormais e parapsicológicos de ordens elevadas.
De modo geral, não existem entidades independentes. O eu é uno, apenas se manifesta em diferentes graus de consciência.

Essa concepção da estrutura de cada ser inclui, coordena e organiza por uma visão integral os dados obtidos pelas várias observações e experiências. Pelo auxílio dessa concepção melhor se torna a compreensão dos problemas, conflitos e dramas humanos, assim como as soluções dos mesmos; pois indica o caminho da libertação” (Assagioli).

(continua)