segunda-feira, 23 de julho de 2012

O Significado das Casas

O Significado das Casas
ESTUDOS ASTROLÓGICOS: O Significado das Casas








O Significado das Casas

Assim como os signos astrológicos, as casas terrestres como derivadas dos mesmos, também se mostram (conforme esse método de interpretação) sob um sistema de significado todo especial, muito embora idêntico ao que já foi demonstrado em relação ao Zodíaco em Mitologia e Astrologia.




No entanto, esse tipo de classificação em termos astrológicos foi obtido e comprovado em função do estudo das escalas musicais (com suas devidas comparações). Pois, conforme essa colocação das notas no Zodíaco, cada signo sob essa analogia determinava uma propriedade muito especial no círculo, ou seja, uma espécie simétrica de tríade (por acordes musicais), indiscutível (como lógica); a qual vale rever.

Nesse círculo zodiacal  as doze notas se combinam perfeitamente, ou melhor, em ângulos. Como por exemplo: Áries (Coragem) = C; Touro (Respeito) = G e Peixes (Amor) = F. Se esses elementos forem tomados por três acordes maiores de Dó (C), então como cifras seriam assim representados: CM, GM e FM, equivalentes aos acordes de:

Tônica – CM = C, E e G (em notas musicais)
Supertônica – GM = G, B e D (em notas musicais)
Subdominante – FM = F, A e C

Esses acordes maiores, vulgarmente conhecidos como primeira, segunda e terceira de dó, são básicos em termos de um tom, os quais poderiam ser associados a princípio, meio e fim; uma propriedade que se estende em razão de todo o círculo zodiacal, ou melhor, em função de quaisquer signos. Através dessa simetria foi possível determinar um novo sentido aos signos (válidos também em função das casas).

Ascendente = Princípio Ativo

O Ascendente é considerado um princípio ativo por ser equivalente a um tipo de individualidade (princípio); a uma espécie de temperamento em ação (ou ativo); ou a um modo de agir específico, que comanda suas próprias características sempre em função de seu elemento oposto, ou seja, o descendente, reconhecido como princípio passivo (oposto).
O princípio ativo tem analogia com o fator da coragem (Áries) e o princípio passivo com o sentido de temperança, equilíbrio (Libra).

Segunda Casa = Meio Ativo

A segunda casa  representa um meio ativo por ser equivalente a um determinado tipo de poder, disponibilidade ou espécie de ferramenta indispensável de um princípio ativo; ou seja, através desse elemento o Ascendente consegue executar a expressão de sua vontade.


Isso significa que, se Áries (Coragem) representar o Ascendente, deverá ter como meio ativo Touro, tornando assim sua qualidade ativa pela posse de um “instrumento”, com o qual poderia expressar o respeito.


Touro – o respeito – requer como instrumento para poder executar suas ações a qualidade de Gêmeos, definido em razão da liberdade. De fato, aquilo que significa valor e disponibilidade, deve ter como instrumento o poder de sua livre escolha.


Gêmeos, com Ascendente, representante do princípio ativo da liberdade, já traz como instrumento de trabalho o sentido da pureza sob sua disponibilidade em termos de suas realizações, pois, precisa do que é puro, “limpo”, virgem, casto (legal), em função de sua própria característica (liberal).


A Segunda Casa – ou meio ativo – tem por analogia o sentido do respeito, que equivale ao signo de Touro; portanto, Câncer – a pureza – tem como meio ativo a fidelidade – Leão –, pois, só mesmo a fidelidade seria capaz de manter o respeito – como meio ativo – da pureza (Câncer).


O Ascendente de Leão  (a fidelidade) – mantém como capacidade – (meio ativo) a graça, representada pelo signo de Virgem, o qual indica todo tipo de virtude, higidez e lógica, a qual se encontra pelo poder da fidelidade (Leão); um fator válido para centralizar e determinar padrões.


Virgem, a graça,  tem como ferramenta – de trabalho – Libra, que representa a temperança ou o equilíbrio. Pois, a virtude, a ciência e o trabalho – como elementos da graça – dependem do fator de equilíbrio.


O signo de Libra – a temperança – tem sob sua disponibilidade o dom do silêncio representado pelo signo de Escorpião, o qual implica em transformações, cujas condições só o sentido do equilíbrio poderia manipular.


O Ascendente de Escorpião – o dom do silêncio – tem em suas mãos o poder da justiça (Sagitário), ou seja, um fator que se desenvolve através do silêncio.


A Justiça – signo de Sagitário – mede suas decisões de acordo com a escala  da honra, ou seja, pelo signo de Capricórnio (o sentido da ascensão), tomado como instrumento.


A Honra – Capricórnio – mantém sob seu poder a possibilidade de fazer uso – ou não – da misericórdia, indicada pelo signo de Aquário.


O Ascendente de Aquário – a misericórdia – precisa se valer do amor indicado em Peixes, como meio ativo de suas ações.


Peixes – o amor – utiliza a coragem  (Áries)  como instrumento, pois só quem ama poderia exercer esse dom (energético).

Então, isso seria em síntese o significado da segunda casa – ou meio ativo – para cada signo.
De modo prático a segunda casa – meio ativo – se refere a: posses, domínios, capacidade aquisitiva (dinheiro), sustentação, segurança, propriedades, investimentos, salários, honorários, rendas, lucros e perdas, orçamento, conta bancária, compromissos, obrigações, cofres, economias, vendas, compras, mercados e transações, etc.
Portanto, objetivamente, significa a casa da realização, a qual vai depender do signo e dos planetas que estão influenciando esse setor.

(continua)