segunda-feira, 25 de abril de 2011

Aspectos Menores

Aspectos Menores

ESTUDOS ASTROLÓGICOS: Interpretação
O Circuito Astrológico – definição dos Aspectos: Aspectos Menores
Anterior: A conjunção







Aspectos Menores



O Quincúncio   

O Quincúncio representa um aspecto sutil de transformação, por processo indireto, onde o meio ambiente implica numa condição de reforma, quase imperceptível pela consciência. Se a Oposição divide o Zodíaco em duas partes o Quincúncio “oscila” num parâmetro que permeia cada uma dessas partes. A premissa é tida pelo fato de um signo estar em oposição a um outro específico e, em quincúncio com dois outros vizinhos ao oposto. Exemplo: Áries é oposto a Libra, se encontra  em quincúncio com Virgem, de um lado, e de outro, com Escorpião. Em outras palavras, o quincúncio se assemelha a um pêndulo que oscila, tendo como centro uma oposição. Matematicamente, seria representado assim:

Áries – Quente e Seco – Bilioso – Cardinal

Virgem – Frio e Seco – Nervoso – Mutável
               2 x seco         quadratura - trígono


Áries – Quente e Seco – Bilioso – Cardinal

Escorpião  –  Frio e Úmido - Linfático – Fixo
                     Ø              quadratura -  trígono


Como se pode notar algebricamente vai ter semelhança em alguns casos com o sextil, com a quadratura e com o trígono. Quando há analogia com as qualidades de úmido ou seco, tem semelhança com a oposição e com o sextil; por temperamentos com a quadratura e por fase com o trígono; por isso é que representa um aspecto de transformação. Pelo fato do quincúncio ter uma influência indireta, implica sempre numa atitude arbitrária da pessoa, quer dizer, numa reforma requerida, embora de livre escolha da personalidade.

Existem dois tipos de quincúncio; um que libera a qualidade de seco ou úmido e, outra que anula todas as qualidades. Exemplo:

Áries Bilioso      –      Quente e Seco

Virgem – Nervoso   –     Frio e Seco
                                        + Seco

Áries – Bilioso     –     Quente e Seco

Escorpião – Linfático – Frio e Úmido
                                            Ø

O Quincúncio que libera uma das qualidades de seco ou úmido pode ser trabalhado, pelo aproveitamento dessas características, quer dizer, tem o poder de transformar uma situação, utilizando o senso de conservação (seco) ou o da distribuição (úmido). O outro tipo de quincúncio também não é negativo e pode representar um estímulo que vai depender da evolução pessoal.


O Semi Sextil


O Semi Sextil é um aspecto de atuação variável, dependente sempre, da configuração geral dos planetas. Pode atuar como um “ponto” de apoio ou estratégico que vai influir na relação energética de um sextil, de uma quadratura, de um trígono ou de uma oposição. Para interpretar esse aspecto, antes de tudo é preciso analisar o “circuito planetário”.

Circuito Planetário é o relacionamento energético realizado por todos os planetas entre si, ou seja, na realidade qualquer planeta está ligado a outro, mesmo que não haja aspecto simples. O fato é que cada um deles recebe uma energia proveniente da mesma fonte, dentro de um sistema planetário comum. O sistema planetário é coeso e forma um todo, assim como um átomo, uma célula, etc. O circuito planetário funciona por analogia como um conjunto de baterias elétricas, ligadas entre si, umas em série outras em paralelo e ainda outras tantas, impondo resistência, atenuando a fluência energética mas, gerando calor e trabalho.





Por exemplo: supondo o Sol em Touro em sextil com Saturno em Câncer. Eles por analogia formam uma bateria em série, onde a energia de um, assim como a energia do outro vão resultar numa adjunção de valores de efeito (estímulo) mútuo. Agora, acrescentando, por exemplo, Plutão em Leão, em quadratura com esse mesmo Sol, isso vai representar uma resistência, uma "fricção" ou defasagem, mas o sextil com Saturno também vai entrar no circuito, cooperando de forma energética. Se esse mesmo Saturno estiver em semi sextil com esse mesmo Plutão, então se torna possível ampliar essa análise, com o seguinte raciocínio: Existe uma tensão energética entre o Sol e Plutão, por uma questão de defasagem (quadratura), mas Saturno em fase com o Sol (sextil) atenuará o choque, porque está em semi sextil com Plutão; o semi sextil, neste caso, funciona como um ponto de apoio ou estratégico. Essa pessoa em questão poderá ter um temperamento arrogante (Sol em quadratura com Plutão) mas diante de uma situação emocional difícil, se controla para evitar “grandes desastres”. Pela observação desse 'circuito planetário' global de um tema astral, é possível encontrar semi sextis nos mais estratégicos pontos, ora auxiliando uma quadratura ou oposição e por vezes impondo resistência a um trígono de forma bastante sutil e imperceptível.


(continua)